sexta-feira, 27 de maio de 2011

Clube da Leitura: Paixão pela palavra

Nesse espaço buscaremos fomentar nos participantes o prazer de ler e o consequente encontro das pessoas consigo mesmas, com os outros e com a diversidade cultural do mundo, o Clube de Leitura Paixão pela palavra se constitui numa rede de leitores de amigos/ professores/alunos/pais/funcionários da escola e uma atmosfera que proporciona a todos os envolvidos encontros prazerosos de leitura.

O Clube de Leitura Paixão pela palavra é destinado aos alunos do Ensino Fundamental e Médio, professores, pais de alunos, funcionários da escola e demais interessados da comunidade e, tem como objetivo desenvolver o gosto pela leitura e contribuir para a formação de leitores competentes, proporcionando a seus membros oportunidades de ler e ouvir diferentes textos e/ou livros.

O projeto enfatiza o texto literário, mas prevê também o contato com outros gêneros e portadores. Como a proposta é que as atividades aconteçam ao longo de todo o ano, cria-se a possibilidade de que as práticas de leitura passem a fazer parte efetiva do cotidiano das escolas.

A formação e atuação do clube visa colocar seus membros nos trilhos que levam a uma formação cultural sólida, reaproximando-os do universo mágico dos livros, capacitando-os para, no futuro, enfrentar um mundo competitivo que exige cada vez mais criatividade.

O Clube da Leitura pretende ser uma espécie de guia dos seus membros em sua caminhada pelo fascinante mundo da arte e da cultura, onde, além de vivenciar o encanto e adquirir conhecimentos, aprende-se as virtudes e os valores universais essenciais para a formação de verdadeiros cidadãos.

A inscrição para participar do clube ficará na responsabilidade da direção da escola, Maésia Martins. Assim sendo, todos os interessados devem procurar a diretora Maésia e preencherem a ficha de inscrição do clube.

Cabe ainda ressaltar que toda a divulgação e vivência do clube poderão ser acompanhadas neste blog, onde há um espaço no nosso Menu voltado para o clube -nele partilharemos com os “sócios” e os internautas o que andamos a ler, data e local dos encontros e, ainda, realizaremos Enquetes com sugestões para leitura de cada mês.

segunda-feira, 23 de maio de 2011


Inscrições para Enem 2011 começaram hoje, 23 de maio, às 10h.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia responsável pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), acaba de divulgar as datas de inscrição para o exame deste ano: de 23 de maio, a partir de 10h até dia 10 de junho, às 23h59. As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet.

As inscrições vão custar R$ 35,00. E, assim como nas outras edições, haverá isenção do pagamento da tarifa para alunos que terminam o ensino médio em rede pública.

As provas deste ano serão nos dias 22 e 23 de outubro.

Inscrições Enem 2011 passo a passo!


§ As inscrições para o Enem 2011 vão das 10 horas da manhã do 23 de março de 2011 até à meia noite de 10 de junho de 2011, e só podem ser feitas pela internet, é essencial o número do CPF e RG.

§ O site oficial para realizar as inscrições no Enem 2011 é o site enem.inep.gov.br.

§ As provas do Enem serão aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro de 2011, a partir das 13 horas (sábado e domingo).

§ O valor da inscrição para realizar o Enem 2011 é de R$ 35. Estudantes da rede pública que terminam o 3º ano do ensino médio em 2011 não pagam nada. Estudantes que declararem carência socioeconomica no ato da inscrição também não pagam (desde que seja deferido o pedido pelo MEC).

§ O Edital do Enem 2011, com todos os detalhes, pode ser encontrado clicando em Edital do Enem 2011.

§ Agora, com a prova do Enem o estudante também pode obter certificação de conclusão do Ensino Médio.

§ Para saber mais detalhes das inscrições no Enem 2011, conteúdo de matérias a estudar e outros, acesse o Edital do Enem 2011.

§ Lembre-se, o Enem é a porta de entrada para muitas universidades, para o Sisu 2012 e ProUni 2012.

sexta-feira, 20 de maio de 2011


Nossa escola está ligada na OBMEP 2011

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) chega a sua 7 ª edição em 2011. Ao longo dos anos, o Ministério da Educação usa o programa para estimular e despertar o interesse dos alunos no setor público municipal, estadual ou federal de matemática, buscando substancialmente estimular o estudo da Matemática, por meio da resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes.


Calendário OBMEP - 2011

18 de abril

Abertura das inscrições
(exclusivamente no site da OBMEP)

03 de junho

Encerramento das inscrições

16 de agosto
(terça feira)

Provas da 1ª Fase
(horário definido pelas escolas)

26 de agosto

Data limite para as escolas enviarem os cartões-resposta dos alunos classificados para a 2ª Fase.

03 de outubro

Divulgação dos classificados para a 2ª Fase e do local de realização das provas.

03 a 21 de outubro

Período para as escolas indicarem, no site da OBMEP, os professores dos alunos classificados para a 2ª Fase

22 de outubro
(Sábado)

Provas da 2ª Fase
14h30 - horário de Brasília

15 de dezembro

Divulgação dos premiados

* A escola deverá telefonar para 21-2529-5084 caso não receba até o dia 14 de outubro de 2011 a confirmação dos classificados com o local de realização das Provas da Segunda Fase.

Informações e inscrições estão disponíveis no site da OBMEP 2011 www.obmep.org.br.

Trabalhadores em Educação deliberam manutenção da Greve

A última assembleia dos Trabalhadores em Educação do Estado, realizada nessa quarta-feira (18), deliberou a permanência da greve no RN e definiu estratégias importantes para fortalecer o movimento. Vale lembrar que quase 100% da rede de ensino público do RN estão paralisados e a greve se manterá por tempo indeterminado. Trabalhadores, vindos em caravana de todas as partes do Estado, lotaram a Escola Estadual Winston Churchil para definir os próximos rumos da greve.

Durante a assembleia, os trabalhadores deliberaram alguns pontos com o objetivo de fortalecer a greve e atingir 100% de paralisação da rede de ensino. O primeiro deles é uma reunião com os representantes de toda a rede. O encontro será na próxima terça-feira (24), às 9h na sede do Sinte. Outro ponto importante é a realização de uma atividade em conjunto com outras categorias como as que integram o Sinai, o Sinpol, o Sindsaúde, além dos estudantes. Essa ação será realizada na próxima quinta-feira (26) no largo do Machadinho, a partir de 9h.

Além disso, serão veiculadas notas sobre a greve na TV e no rádio e uma nova assembleia será realizada no próximo dia 31. O encontro será na Escola Estadual Winston Churchill, às 8h30. Outra deliberação da assembleia foi a inclusão das reivindicações dos trabalhadores do IFESP à pauta geral do Sinte.

A pauta dos profissionais do IFESP é composta por: incorporação imediata da GTI ao salário base dos profissionais do Instituto; Direito a licença para estudo; Inclusão dos Profissionais na revisão do Plano de Carreira; Regularização da situação funcional desses trabalhadores. Com a integração das reivindicações dos Educadores do Instituto Kennedy à pauta atual do Sinte, a direção do Sindicato solicitará audiência à secretária de Educação do Estado, Betânia Ramalho, para discutir o assunto.

Após as deliberações da assembleia, os trabalhadores fizeram uma passeata até a Praça 7 de Setembro e realizaram um ato público na calçada da Assembleia Legislativa. Na ocasião, a categoria obteve o apoio dos deputados de oposição ao Governo.

Fonte: Sinte RN

Casa Civil diz que não negociará com servidores

Quase 20 dias após o início da greve dos Trabalhadores em educação do Estado, o secretário chefe da Casa Civil, Paulo de Tarso, disse que o governo não negociará com a categoria. A coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso, disse que os trabalhadores receberam a notícia com surpresa. “Definitivamente, não esperávamos isso. Temos 90% da rede de ensino paralisada, o governo passou todo esse tempo se esquivando de apresentar uma proposta e agora simplesmente diz que não quer negociar. Isso é, no mínimo, uma falta de respeito com a nossa categoria e com a sociedade.”, afirmou a dirigente.

Vale lembrar que em audiência anterior, o secretário afirmou que só negociaria com as outras categorias após resolver a situação dos Trabalhadores em Educação. Na ocasião, Paulo de Tarso disse que revisaria as solicitações do magistério e pagaria aos mais de 4 mil funcionários que ainda não receberam a primeira parcela do Plano antes de analisar a situação de outras áreas. “Queremos muito acreditar que a palavra de Dr. Paulo de Tarso será mantida, pois enquanto não obtivermos uma solução concreta para o impasse a categoria permanecerá parada”, disse a sindicalista.

Fonte: Sinte RN

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Presidente do Inep anuncia Enem 2011 e 2012

Em entrevista coletiva hoje (18), a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Malvina Tuttman, anunciou os dias 22 e 23 de outubro para a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011 e que a partir de 2012 a avaliação terá duas edições. A presidente do Inep informou também o início das inscrições na próxima segunda-feira (23), com prazo até 10 de junho próximo.

O edital com as regras para o exame deste ano deverá ser publicado no Diário Oficial da União de amanhã (19), e trará informações aos alunos que estiverem concluindo o Ensino Médio em 2011, ou que já concluíram em anos anteriores, interessados em participar do exame. As inscrições só poderão ser realizadas pela internet.

Na coletiva à imprensa, a presidente do Inep anunciou ainda a primeira edição de 2012, programada para 28 e 29 de abril, e disse que a definição da segunda edição dependerá das datas das eleições municipais. "Uma avaliação por ano ainda não responde às exigências acadêmicas. É fundamental termos mais oportunidades de avaliar como estamos, pois vale a pena investir cada vez mais na educação de nossos jovens", afirmou a presidente.

Fonte: Inep

Enem: exame será aplicado em outubro em 140 mil salas com segurança reforçada

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 já tem data definida: as provas serão aplicadas em 22 e 23 de outubro. As inscrições começam na próxima segunda-feira, 23, às 10h, e vão até o dia 10 de junho, às 23:59h. O edital com informações detalhadas sobre o exame deste ano será publicado nesta quinta-feira, 19, no Diário Oficial do União.

Em entrevista coletiva concedida nesta quarta-feira, 18, a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Malvina Tuttman, informou que em 2012 o exame terá duas edições, e a primeira será em 28 e 29 de abril. A intenção é dar aos estudantes mais oportunidades para concorrer a vagas em instituições de educação superior, a bolsas do Programa Universidade Para Todos (ProUni) e ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

De acordo com Malvina, o Enem deste ano terá processo mais avançado do que o das provas anteriores. Ela informou que o Inep constituiu um grupo de operações logísticas para garantir segurança em cada etapa do exame, desde a impressão na gráfica até a distribuição e aplicação.

Nesta seleção, os candidatos não poderão entrar na sala com relógios, mas cada sala terá um marcador de tempo. Além disso, os estudantes deverão desligar celulares e outros aparelhos eletrônicos e colocá-los em um porta-objetos específico, que será entregue nos locais de prova.

Malvina informou que mais de 400 mil pessoas trabalharão no Enem 2011. O exame será aplicado em 140 mil salas, em 1.599 municípios. A logística contará com mais de 6 mil escoltas.

"O Enem deu certo, é um processo irreversível; apenas precisa ser aperfeiçoado cada vez mais, como todo e qualquer processo", disse a presidente.

Assessoria de Comunicação Social do MEC

Fonte: Inep

Professores foram à Assembleia Legislativa cobrar empenho dos deputados

Os professores da rede pública estadual, em greve desde o início do mês, realizaram uma manifestação em frente à Assembleia Legislativa, na tarde desta quarta-feira (18). O movimento tinha como objetivo atrair a atenção dos deputados e cobrar dos parlamentares ajuda para solucionar problemas na educação.

Entre outros motivos, a greve está instalada principalmente devido à não implantação do plano de cargos, carreiras e salários da categoria, que teria o salário inicial de R$1.530,00. Com a alegação por parte do Governo de que não há condições para atender às demandas, os profissionais seguem em greve.

"É o momento de apresentar aos deputados e deputadas, a quem ainda não se debruçou sobre a nossa pauta, para nos ajudar nessa causa", disse a presidente do Sinte, Fátima Cardoso, em discurso em frente ao palácio José Augusto.

Os professores têm a expectativa de uma reunião com a secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho, na próxima terça-feira (24), e realizarão uma assembleia da categoria no dia 31 de maio, onde vão avaliar o movimento grevista.

Fonte: Tribuna do Norte.

Resposta do governo ao movimento grevista é o silêncio

Desde o início da Greve dos Trabalhadores em Educação do Estado, a governadora Rosalba Ciarlini evita discutir as reivindicações com a categoria. Sua resposta aos pedidos dos trabalhadores é o silêncio. Para a direção do Sinte, essa é apenas uma forma encontrada pela gestora para se eximir da sua responsabilidade.

Segundo a coordenadora geral do Sinte, que milita no movimento sindical desde 1979, a atitude da governadora é mais um entrave à resolução do impasse. “Ela silencia para não responder à população quanto é que o Estado investe nos trabalhadores que realizam o principal serviço a que a população tem direito. Mas esse silêncio não é uma boa estratégia. Ele irrita e instiga cada vez mais o movimento.”, disse.

Fonte: Sinte RN

Participe!!!

Clube da Leitura: Paixão pela palavra

Nesse espaço buscaremos fomentar nos participantes o prazer de ler e o consequente encontro das pessoas consigo mesmas, com os outros e com a diversidade cultural do mundo, o Clube de Leitura Paixão pela palavra se constitui numa rede de leitores de amigos/ professores/alunos/pais/funcionários da escola e uma atmosfera que proporciona a todos os envolvidos encontros prazerosos de leitura.

O Clube de Leitura Paixão pela palavra é destinado aos alunos do Ensino Fundamental e Médio, professores, pais de alunos, funcionários da escola e demais interessados da comunidade e, tem como objetivo desenvolver o gosto pela leitura e contribuir para a formação de leitores competentes, proporcionando a seus membros oportunidades de ler e ouvir diferentes textos e/ou livros.

O projeto enfatiza o texto literário, mas prevê também o contato com outros gêneros e portadores. Como a proposta é que as atividades aconteçam ao longo de todo o ano, cria-se a possibilidade de que as práticas de leitura passem a fazer parte efetiva do cotidiano das escolas.

A formação e atuação do clube visa colocar seus membros nos trilhos que levam a uma formação cultural sólida, reaproximando-os do universo mágico dos livros, capacitando-os para, no futuro, enfrentar um mundo competitivo que exige cada vez mais criatividade.

O Clube da Leitura pretende ser uma espécie de guia dos seus membros em sua caminhada pelo fascinante mundo da arte e da cultura, onde, além de vivenciar o encanto e adquirir conhecimentos, aprende-se as virtudes e os valores universais essenciais para a formação de verdadeiros cidadãos.

A inscrição para participar do clube ficará na responsabilidade da direção da escola, Maésia Martins. Assim sendo, todos os interessados devem procurar a diretora Maésia e preencherem a ficha de inscrição do clube.

Cabe ainda ressaltar que toda a divulgação e vivência do clube poderão ser acompanhadas neste blog, onde há um espaço no nosso Menu voltado para o clube - nele partilharemos com os “sócios” e os internautas o que andamos a ler, data e local dos encontros e, ainda, realizaremos Enquetes com sugestões para leitura de cada mês.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Palestra sobre o combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes.Veja mais fotos no Menu: Fotos.


Pais e alunos da Escola Estadual 26 de Março assistiram a uma palestra com o Promotor de Justiça Dr. Ricardo, da Comarca de Luis Gomes, sobre o combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes. O evento ocorreu nesta terça-feira (17/05) às 19hs, na própria escola. O objetivo foi orientar as famílias sobre como evitar ou agir nessas situações.

O Promotor conversou com os presentes a respeito dos tipos de violência sexual e de como identificar quando a criança ou adolescente é vitima de abuso. O evento contou com a presença de alunos da escola, pais, representantes das secretarias de saúde e educação, conselheiros tutelares, e representante do selo Unicef do município.


segunda-feira, 16 de maio de 2011



Programação para o combate à exploração e abuso sexual da criança e do adolescente de 16 a 18/05/2011 – Paraná/RN

Dia 16/05/2011:

* Palestras na Escola Municipal Coronel Antônio Gonçalves, Caiçara:

09:30hs: Palestra com a Psicóloga Soraia, com o Conselho Tutelar e CMDC;

15:30hs: Palestra com a Psicóloga Soraia, Conselho Tutelar e CMDC.

* Palestras na Escola Estadual Epifânio Duarte, Caiçara:

15:30hs: Palestra com a Secretária Municipal de Assistência Social Elizângela Almeida, Conselho Tutelar e CMDC.

Dia 17/05/2011:

* Palestra na Escola Municipal Francisco André de Morais, em Monte Alegre:

15:30hs: Palestra com a assistente social Sandrine, Conselho Tutelar e CMDCA.

* Palestra na Escola Municipal Manuel Francisco de Andrades, em Paraná:

15:30hs: Palestra com a secretária municipal de assistência social Elizângela Almeida, Conselho Tutelar e CMDCA.

* Palestra na Escola Estadual 26 de Março, em Paraná:

19:00hs: Palestra com o Senhor Promotor de Justiça da Comarca de Luis Gomes: Dr. Ricardo.

Dia 18/05/2011: DIA MUNDIAL DO COMBATE À EXPLORAÇÃO E ABUSO SEXUAL DE CRIAÇAS E ADOLESCENTES:

07:00hs: Caminhada pelas ruas de Paraná, concentração em frente à Secretaria de Saúde, término na praça.

16:00hs: Caminhada pelas ruas de Caiçara, concentração em frente à Escola Municipal Coronel Antônio Gonçalves.

Participe!

Faça sua parte, entre nesta luta!

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Audiência fortalece luta dos Trabalhadores em Educação

A audiência que o Sinte teve com o Governo nessa terça-feira (10) serviu para o governo reafirmar que não irá responder aos anseios da categoria. Durante todo o processo de negociação, o Sindicato tem ressaltado o desejo de ver suas reivindicações serem atendidas por meio do diálogo com o Governo. “Não queremos queda de braço. Queremos apenas que o Estado dialogue conosco para juntos chegarmos a um acordo.”, afirma a coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso.

Por outro lado, a sindicalista diz que o conflito, enquanto luta de classe, se mantém porque o Governo não se interessa em apresentar proposta à categoria. Reiterando a fala da coordenadora, a diretora do setor jurídico do Sinte, Vera Messias, afirma: “quando esse desinteresse ocorre, os trabalhadores naturalmente reagem.”. A diretora ressalta que o descontentamento se torna ainda maior pelo fato de haver lei nacional que versa sobre o Piso. “A insatisfação da categoria tem uma razão. O STF já publicou o acórdão e o governo ainda assim não atende às reivindicações.”.

Durante a audiência, a secretária de Educação, Betânia Ramalho, falou sobre o Piso Salarial e a Carreira do Magistério. “Com uma conceituação distorcida ela diz que o Estado estuda a forma de como e quando implantá-los.”, disse Fátima Cardoso. Segundo a dirigente o discurso da secretária possibilitou à categoria entender que haveria tentativa de implantar o Piso de R$890 para aqueles que ainda não o recebem. “Isso não representa sequer duas mil pessoas. Essa é, inclusive, uma forma piorada do que foi o teto salarial promovido por Vilma e Iberê.”, disse.

A coordenadora disse ainda que considera lamentável a postura do governo. “Esse deveria ser o momento para eles assumirem o dever de prover a educação, mas preferem deixar que o conflito se estenda. Isso permanecerá até eles compreenderem que os nossos professores têm o pior salário do país.”, ressaltou.

É importante lembrar que além das reivindicações do magistério, os demais Trabalhadores em Educação estão prejudicados pela falta de propostas do Governo do Estado. Segundo Fátima Cardoso, mais de quatro mil servidores da Educação ainda não receberam a primeira parcela do Plano, implantado em 2010. “Vou transformar minha decepção com o governo em mobilização junto à categoria e esclarecimentos à sociedade. Nossa luta permanecerá até que sejamos ouvidos de verdade pelo Governo.”, conclui a coordenadora.

Fonte: http://www.sintern.org.br

A Escola Estadual 26 de Março oferece café da manhã para mães de alunos da instituição.

Na ocasião, as mães apreciaram música ao vivo e participaram de sorteio de brindes.

A Escola Estadual 26 de Março promoveu, sábado (08), um café da manhã para todas as mães de alunos da instituição. Além do café da manhã, as mães apreciaram música ao vivo (voz e violão) e participaram de um sorteio de presentes.

A Gestora da escola, Maésia Martins, em nome da Família 26 de Março, fez questão de abraçar, parabenizar todas as mães e em suas palavras reconheceu a importância da mulher como esposa, funcionária, dona de casa e principalmente como mãe.

A mãe é o símbolo da sensibilidade das nossas vidas. Ela é simplesmente a mola-mestre de tudo, assim sendo, a Escola Estadual 26 de Março não poderia deixar de homenageá-las nessa data. Com esta comemoração pudemos brincar, rir e enaltecer as nossas mães.

Esse encontro foi uma forma de agradecer e comemorar o dia das mães e reconhecer o trabalho e grande valor que elas vem desenvolvendo junto a educação dos seus filhos.

Confira mais fotos no nosso Menu Fotos.

terça-feira, 10 de maio de 2011

GREVE NA REDE ESTADUAL DE ENSINO CONTINUA FIRME


Por enquanto vamos continuar em greve”, afirmou o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte/RN), José Rômulo Arnaud, durante a audiência pública nesta terça-feira, 10, na Assembleia Legislativa.
Rômulo disse ainda que a categoria está disposta a negociar, mas “só se negocia quando se tem proposta”. Ele afirmou que a entidade vai a todas as reuniões que o governo marcar e que pretende entrar logo em um consenso, já que a greve não é boa para ninguém.

Entre as principais solicitações da categoria estão a revisão do Plano de Carreira do Magistério, o pagamento do plano aos demais servidores que já foram enquadrados, o cumprimento da lei que estabelece o piso nacional dos educadores e o pagamento de direitos em atraso.

“É necessário que o governo aplique a lei do piso imediatamente e a implantação definitiva do plano de cargos e salários”, enfatizou o coordenador.

O coordenador do Sinte/RN alega ainda que a categoria entende a situação economicamente difícil, mas cobra mais transparência nas ações. “Só dizer que está no limite prudencial, não ajuda, não esclarece e não convence a categoria", disse José Rômulo Arnaud.


FONTE: BLOG DO JEAN CARLOS