Não existe Educação Ambiental se ela não se efetivar na prática, na vida, no cotidiano das pessoas, se ela não transformar primeiro as pessoas e depois os espaços, a partir das necessidades sentidas. Deste modo, é preciso conhecer a realidade, estabelecer diagnóstico socioambiental com a participação da população local, realizar levantamento, pesquisar problemas existentes, eleger prioridades, tomar decisões e encontrar soluções para esses problemas, intervindo sobre eles de modo a tornar a vida de todos melhor.
Assim, o artigo 225 da Constituição Federal de 1988, dispõe que:
Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever e defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.
O trabalho foi organizado com as seguintes etapas:
1º ETAPA:
Os alunos deveriam pesquisar sobre os recursos naturais existentes na caatinga, como também os efeitos do homem sobre o meio. Após pesquisa cada aluno escolheria um dentre os aspectos analisados para posterior observação.
2º ETAPA:
Através do programa do Google Earth e com informações obtidas por agricultores conseguimos traçar a rota do percurso do passeio.
3º ETAPA:
Realização do passeio ecológico, momento em que os alunos iam fotografando os objetos de pesquisa e fazendo anotações acerca do mesmo.
4º ETAPA:
Apresentações dos trabalhos realizados pelos alunos ao público escolar, diante das apresentações, serão avaliados os resultados alcançados.
A educação ambiental é imprescindível para que o alunado tenha a percepção ambiental, tendo assim, um processo evolutivo e contínuo de sensibilização, conscientização e capacitação. Ou seja, as pessoas – ao passo que se defrontam com o meio em que vivem - se sensibilizam e se mobilizam com a realidade enfrentada no seu dia-a-dia, torna-se consciente, fazendo com que suas ações venham de encontro, positivamente, com o meio ambiente.
Assim, a educação ambiental transforma a consciência do aluno e da sociedade como um todo, sendo, portanto um trabalho coletivo de busca pela melhor qualidade de vida.
Veja mais imagens do passeio no link abaixo:
https://picasaweb.google.com/109401531637174439058/PasseioEcologico?authuser=0&feat=directlink
Parabéns a Escola 26 de março pelo Passeio Ecológico nas Serras próximas ao Paraná-RN.
ResponderExcluirUm trabalho ecológico que sugiro a você é pesquisarem nestes passeios:
-Como o Paranaense está cultivando a mata nativa?
- Como está sendo trabalhada a questão do agrotóxico nas lavouras. Os agricultores paranaenses já tomaram conhecimento da agricultura orgânica?
- Incentivar a população na criação de hortas caseira e na escola no período das chuvas ou onde já existem fontes de água.
- Os efeitos nocivos das queimadas.
- Como está sendo reciclados os resíduos: plásticos, papéis dentro da Escola e na Cidade?
- Incentivar a criação de postos de reciclagens na cidade e no munícipio.
- Elaborar trabalhos a partir da reciclagem.
São apenas sugestões de temas que levam a uma mudança na vida das pessoas e do planeta. Estes temas podem se tornarem também planos de ação para a administração pública. Seria um belo presente a população e a natureza que a envolve. Amo esta cidade que é palco de uma infância maravilhosa que me leva a não esquecer o povo magnífico e amigo para não repetir o maravilhoso.
Parabéns aos alunos e professores por esta bela participação de estímulo aos alunos ao contato com a natureza e a preservação ambiental.
Maria da Conceição Pinheiro Moreira