domingo, 21 de agosto de 2011

Passeio Ecológico com as turmas do 8º e 9º ano


Não existe Educação Ambiental se ela não se efetivar na prática, na vida, no cotidiano das pessoas, se ela não transformar primeiro as pessoas e depois os espaços, a partir das necessidades sentidas. Deste modo, é preciso conhecer a realidade, estabelecer diagnóstico socioambiental com a participação da população local, realizar levantamento, pesquisar problemas existentes, eleger prioridades, tomar decisões e encontrar soluções para esses problemas, intervindo sobre eles de modo a tornar a vida de todos melhor.

Assim, o artigo 225 da Constituição Federal de 1988, dispõe que:

Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever e defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.


Diante do que foi dito anteriormente a Escola Estadual 26 de Março e em especial a disciplina de geografia buscou desenvolver de forma alegre e responsável um passeio ecológico, onde os alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental organizaram um passeio ecológico nas serras que circundam a cidade de Paraná.

Os objetivos do passeio foram o de sensibilizar os alunos sobre a importância do cuidado que devemos ter com o nosso meio; formar pessoas cidadãs, as quais possam pensar, refletir e atuar criticamente sobre os acontecimentos a sua volta, desenvolvendo para tanto diversas ações, sendo estas sociais e corretivas, visando assim várias transformações na sociedade e viabilizando a própria sustentabilidade. Diante da observação e coleta dos dados os alunos foram orientados pelo professor de Geografia, Petrucio Albuquerque, a desenvolverem trabalhos teórico-práticos sobre os recursos naturais existentes na caatinga, como também os efeitos do homem sobre esse meio.

O trabalho foi organizado com as seguintes etapas:

1º ETAPA:

Os alunos deveriam pesquisar sobre os recursos naturais existentes na caatinga, como também os efeitos do homem sobre o meio. Após pesquisa cada aluno escolheria um dentre os aspectos analisados para posterior observação.

2º ETAPA:

Através do programa do Google Earth e com informações obtidas por agricultores conseguimos traçar a rota do percurso do passeio.

3º ETAPA:

Realização do passeio ecológico, momento em que os alunos iam fotografando os objetos de pesquisa e fazendo anotações acerca do mesmo.

4º ETAPA:

Apresentações dos trabalhos realizados pelos alunos ao público escolar, diante das apresentações, serão avaliados os resultados alcançados.


A educação ambiental é imprescindível para que o alunado tenha a percepção ambiental, tendo assim, um processo evolutivo e contínuo de sensibilização, conscientização e capacitação. Ou seja, as pessoas – ao passo que se defrontam com o meio em que vivem - se sensibilizam e se mobilizam com a realidade enfrentada no seu dia-a-dia, torna-se consciente, fazendo com que suas ações venham de encontro, positivamente, com o meio ambiente.

Assim, a educação ambiental transforma a consciência do aluno e da sociedade como um todo, sendo, portanto um trabalho coletivo de busca pela melhor qualidade de vida.

Veja mais imagens do passeio no link abaixo:

https://picasaweb.google.com/109401531637174439058/PasseioEcologico?authuser=0&feat=directlink


Um comentário:

  1. Parabéns a Escola 26 de março pelo Passeio Ecológico nas Serras próximas ao Paraná-RN.
    Um trabalho ecológico que sugiro a você é pesquisarem nestes passeios:
    -Como o Paranaense está cultivando a mata nativa?

    - Como está sendo trabalhada a questão do agrotóxico nas lavouras. Os agricultores paranaenses já tomaram conhecimento da agricultura orgânica?
    - Incentivar a população na criação de hortas caseira e na escola no período das chuvas ou onde já existem fontes de água.

    - Os efeitos nocivos das queimadas.

    - Como está sendo reciclados os resíduos: plásticos, papéis dentro da Escola e na Cidade?

    - Incentivar a criação de postos de reciclagens na cidade e no munícipio.

    - Elaborar trabalhos a partir da reciclagem.

    São apenas sugestões de temas que levam a uma mudança na vida das pessoas e do planeta. Estes temas podem se tornarem também planos de ação para a administração pública. Seria um belo presente a população e a natureza que a envolve. Amo esta cidade que é palco de uma infância maravilhosa que me leva a não esquecer o povo magnífico e amigo para não repetir o maravilhoso.

    Parabéns aos alunos e professores por esta bela participação de estímulo aos alunos ao contato com a natureza e a preservação ambiental.
    Maria da Conceição Pinheiro Moreira

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